10 Livros Que Todo Missionário Precisa Ler

12/07/2021 | Livros

Livros sobre missão e biografias missionárias são uma fonte de inspiração para qualquer pessoa que deseja tomar parte na pregação do Evangelho. Só isso já seria razão suficiente para tomar tempo regularmente para a leitura, seja na vida no campo missionário, como para os que estão na fase de preparo missionário. Ler sobre missão e aprender sobre a vida de grandes missionários do passado e do presente oferece muito mais do que simplesmente incentivo a que nos dediquemos a grandes feitos por Deus.

Se você pudesse ter acesso à melhor formação missionária disponível e por um custo bem abaixo do que o preço de mercado, você agarraria esta chance sem hesitar? Aqui vai o segredo para um preparo missionário eficaz e muito em conta: leia e estude a vida de missionários do passado e do presente e aprenda de forma simples e direta com os erros e acertos de cada um deles. Você não precisa cometer todos os erros possíveis para só então aprender com seus próprios erros. Muito dos missionários que serviram antes de você já passaram por muitos dos desafios que você enfrenta e que ainda terá que encarar no futuro. Tire proveito do fato de que essas histórias e ensinos estão disponíveis (em muitos casos gratuitamente) para que você não tenha que passar pelos mesmos problemas e saiba navegar com mais sabedoria os desafios da vida missionária.

Aqui vão 10 livros que todo missionário deveria ler antes de ir para o campo missionário:

1. “O Segredo Espiritual de Hudson Taylor” | Howard Taylor

Não é muito comum encontrar um livro que descreva não só a vida no campo missionário, mas que também revele parte do processo de preparo. Quem sabe seja porque depois de muitos anos em campo, esquecemos os detalhes das cenas que precedem os desafios da missão. A biografia de Hudson Taylor, escrita por seu filho Howard, é uma dessas jóias raras que não só serve como inspiração para novos missionários, mas também é extremamente informativa para quem quer se preparar bem para a missão e descobrir o segredo para uma vida inteira em missão. O livro é encontrado gratuitamente na internet em português por não ser mais publicado (até a data deste artigo). Se você entende inglês, vale a pena ler o livro na versão original “Hudson Taylor’s Spiritual Secret”.

2. “O Fator Melquisedeque” | Don Richardson

“Vamos levar Jesus às pessoas que não conhecem a mensagem.” Você já ouviu ou até mesmo disse isto? Mas será que faz sentido mesmo imaginar que nós, seres humanos, levamos Jesus a algum lugar? O que não percebemos neste cenário é que Jesus já está no local onde pretendemos servir. Nós vamos para o campo missionário apenas para desempenhar uma pequena parte em um plano muito maior que Deus estabeleceu e que Ele coloca em prática. Entender como Deus se revela a cada povo, tribo, raça e língua, nos ajuda a tomar parte na obra maior que Deus já vem fazendo, e é isto que este livro explica e demonstra de forma tão simples e impactante.

3. “Bruchko” | Bruce Olson

Para ver os conceitos de contextualização e revelação de Deus a povos isolados em prática, vale a pena conhecer a história de vida do missionário Bruce Olson que atuou entre grupos indígenas na América do Sul. O livro é também conhecido em português como “Por Esta Cruz Te Matarei”, disponível gratuitamente na internet em português por não ser mais publicado (até a data deste artigo).

4. “Através dos Portais do Esplendor” | Elisabeth Elliot

Um dos maiores clássicos da literatura missionária e que se falarmos muito, vai ter spoiler. A recomendação para quem não conhece é simples: se você se interessa por povos não alcançados, tribos isoladas ou simplesmente quer ler uma história inspiradora, este é o livro pra você!

5. “O Contrabandista de Deus” | Irmão André

Filmes de espiões se tornam desinteressantes perto deste livro. As experiência vividas pelo Irmão André, como é conhecido o missionário holandês, são cativantes e inspiradoras. Um livro que envolve pessoas de qualquer idade e que nos ensina muito sobre como Deus pode nos usar poderosamente se tivermos a coragem e o compromisso de uma entrega total a Ele. Se você entende inglês, vale a pena ler o livro na versão original “God’s Smuggler”.

6. “Gladys Aylward” | Janet e Geoff Benge

Estima-se que as mulheres representam mais de 2/3 da frente missionária atualmente, e nada mais justo do que aprender com as grandes missionárias do passado. Gladys é uma das personagens mais intrigantes do movimento missionário moderno que representou muito bem o papel de mulheres leigas no avanço da missão mundial. Seu serviço na China se tornou tão conhecido que seus atos heróicos foram transformados em um longa-metragem de Hollywood chamado “The Inn of the Sixth Happiness”. Indicação bônus: a autobiografia de Gladys Aylward não está disponível em português, mas se você entende inglês, o livro “Gladys Aylward: The Little Woman” é curto e muito fácil de ler.

7. “Vocacionados” | Ronaldo Lidório

Qual é a sua vocação? Você sabe qual é o seu chamado? Muitas pessoas confundem um convite para participar de uma ação missionária ou projeto como o chamado e vocação divina. O problema é que se não sabemos qual é a nossa vocação, dificilmente vamos conseguir utilizar nossas reais habilidades no campo missionário. Neste pequeno panfleto que pode ser lido em uma tarde apenas, você vai entender melhor o seu chamado e vocação na causa de Deus. O livreto “Vocacionados” é disponibilizado gratuitamente para download pela editora Ultimato.

8. “Espalhe: Vá, portanto, e leve sua profissão com você” | Andrew Scott

Você deixaria tudo para servir a Deus? Vamos com calma aqui! Você já parou para pensar que você pode ser muito mais útil nas mãos de Deus ao utilizar tudo o que Ele tem te dado, do que deixando tudo pra trás? Esta e outras ideias provocadoras são discutidas por Andrew Scott neste livro que coloca as bases para uma discussão que precisa ser levada em conta em todas as igrejas e organizações missionárias: o papel de profissionais na pregação do Evangelho a todo o mundo e como podemos utilizar nossa profissão para alcançar pessoas que normalmente não são alcançadas por missionários tradicionais.

9. “O Evangelho e a Diversidade das Culturas” | Paul G. Hiebert

Entender a cultura local do contexto no qual servimos é muito mais importante do que muitos imaginam. Aprender e compreender uma cultura é algo que leva tempo, mas pode se tonar mais fácil se compreendemos os elementos que guiam uma cultura e como podemos interagir com a cultura local de forma respeitosa, ao mesmo tempo que não diluímos o Evangelho na tentativa de não desagradar a ninguém. Neste clássico da literatura sobre missão, Paul Hiebert vai a fundo nas questões chave para um trabalho missionário eficaz e que dá frutos.

10. “O Plano Mestre de Evangelismo” | Robert Coleman

Todos nós somos tentados a crer que vamos para o campo missionário para fazer a diferença e acabamos tentando tomar a frente do trabalho e caímos no erro de achar que somos as “estrelas do show”. Jesus, por outro lado, fez exatamente o oposto. O ponto principal de Seu ministério era preparar discípulos que levariam a mensagem a todo mundo, ao invés de Ele mesmo tentar pregar para o mundo todo enquanto esteve nesta terra. Essa é uma lição que quanto antes aprendemos, melhor: nosso papel não é ser a “estrela”, e sim ser discípulos que compartilham a mensagem e preparam outros para tomar parte na pregação para vermos uma real multiplicação de seguidores de Cristo. Neste pequeno livro, Robert Coleman explica passo a passo o plano mestre que guiou todo o ministério de Jesus aqui na Terra.

Quer mais?

Para aprender mais sobre missão, ter acesso a diversos livros online e dicas sobre livros missionários, faça parte da Comunidade Missionária.

Liz Motta Hermann

Missionária de carreira de auto-sustento e mentora de missionários ao redor do mundo. Missionária há 9 anos atuando principalmente nas áreas de negócios, educação e desenvolvimento social.