5 Livros Para Ser Um Tentmaker Eficaz

01/10/2021 | Livros

O missionário Tentmaker, ou fazedor de tendas, precisa de uma formação bastante específica. Além de um curso missionário preparatório, é extremamente importante entender o que está envolvido em ser uma missionário de auto-sustento.

Muitas pessoas acreditam que ser um missionário de auto-sustento é apenas isto: um missionário que se sustenta por meio do próprio trabalho ou recursos próprios. Ser um Tentmaker, na verdade, quer dizer ser um missionário no mercado de trabalho, ou seja, ser uma testemunha por meio de suas atividade profissionais e através dos contatos que você desenvolve no contexto de trabalho.

Por isso é tão importante buscar conhecimento mais aprofundado para poder desenvolver um ministério intencional e frutífero como missionário de auto-sustento. Os livros abaixo vão te ajudar bastante neste processo de preparo e aprofundamento:

1. “Espalhe: Vá, portanto, e leve sua profissão com você” | Andrew Scott

Andrew Scott nos alerta sobre visões equivocadas como a ideia comum entre cristãos de que para seguir a Jesus e servi-Lo como missionários precisamos abandonar tudo. Na verdade, somos ainda mais úteis no contexto da missão quando utilizamos tudo o que Ele nos concede, inclusive a nossa profissão. “Espalhe” nos leva a refletir sobre o papel de profissionais comprometidos e capazes no avanço do Evangelho.

2. “Fazedor de Tendas” | Patrick Lai

Quer entender todas as questões envolvidas em se tornar um fazedor de tendas e os caminhos possíveis? Patrick Lai te dá o mapa e as dicas de quem vive esta modalidade missionária e sabe em primeira mão os desafios envolvidos. “Fazedor de Tendas” é o guia mais completo que você pode encontrar sobre o tema (até o momento da publicação deste artigo).

3. “Profissionais em Missões” | Jonathan Lewis (Org.)

Nem sempre é fácil encontrar cursos preparatórios para fazedores de tendas, mas nesta coletânea de artigos você encontra material suficiente para entender melhor os desafios da vida como Tentmaker e como lidar com cada um deles. O guia é utilizado na formação de missionários de auto-sustento e é disponibilizado gratuitamente na internet por não ser mais publicado (até a data deste artigo). O guia de estudo “Profissionais em Missões” também está disponível na internet gratuitamente em inglês com o título original “Working Your Way to the Nations”.

4. “A Startup Enxuta” | Eric Ries

Muitos missionários de auto-sustento atuam em campo não como empregados de uma empresa, mas como empresários e empreendedores. Se você se identifica com esta forma de trabalho, vale a pena ir mais a fundo em temas relacionados a pequenos negócios e startups. No livro “A Startup Enxuta”, Eric Ries explica passo a passo os conceitos-chave para começar sua empresa de forma inteligente, evitando gastos desnecessários por meio de testes e constante inovação.

5. “O Mito do Empreendedor” | Michael E. Gerber

Ser empreendedor é simplesmente ter uma boa ideia e colocá-la em prática? Você já deve imaginar que não é bem assim, mas muita gente acredita que ter uma ideia e estar insatisfeito com com seu trabalho atual é suficiente para pedir demissão e começar uma nova empresa. No livro “O Mito do Empreendedor”, Michael E. Gerber explica não só que este mito leva muitas pessoas a criarem um negócio de forma equivocada, mas também aponta o caminho para evitar essas armadilhas e construir um negócio bem sucedido.

Quer mais?

Para aprender mais sobre missão, ter acesso a diversos livros online e dicas sobre livros missionários, faça parte da Comunidade Missionária.

Liz Motta Hermann

Missionária de carreira de auto-sustento e mentora de missionários ao redor do mundo. Missionária há 9 anos atuando principalmente nas áreas de negócios, educação e desenvolvimento social.