No episódio anterior expliquei como um profissional de qualquer área será relevante na missão. Veterinários, agrônomos, ou advogados, todos são igualmente importantes para cumprir a missão de alcançar diferentes áreas e setores da sociedade. A pergunta que surge em seguida é: Como vou encontrar uma vaga de missão na minha área profissional? É natural para alguns pensar que agências missionárias são como agências de emprego, só que com ofertas missionárias.
Pra quem está começando
É importante relembrar que o papel de uma agência missionária é oferecer oportunidades de missão e não necessariamente oportunidades profissionais dentro de cada área. Vamos supor que um agrônomo decide se tornar missionário. É muito improvável que ele encontre uma vaga na sua área de atuação através de uma agência missionária. É muito comum que começando através de uma agência de missão, este profissional trabalhe fora da sua área de atuação por algum tempo até que adquira experiência missionária e transcultural para desenvolver missão dentro da sua área profissional de forma autônoma, ou seja, sem estar conectado a uma agência. É valido mencionar que muitas pessoas confundem esses dois momentos.
Como se tornar um Tentmaker
O processo de preparação para se tornar um missionário através da profissão (tentmaker em inglês) geralmente dura em torno de dois anos. Tudo começa com um curso preparatório para missão transcultural, e por uma pesquisa com enfoque especial na região onde se pretende atuar. Pra isso é preciso decidir já desde esta etapa o país/região em que se pretende trabalhar.
Em segundo lugar vem o estudo do idioma local, não necessariamente é preciso desenvolver a fluência neste ponto. Conhecer a lingua local será uma grande vantagem também durante o processo de busca de trabalho, então quanto mais cedo se inicia, melhor.
Trabalhar o currículo é o terceiro passo deste processo. Isso implica entender as necessidades do mercado profissional onde se deseja desenvolver a missão como tentmaker. Em alguns casos será benéfico para o profissional realizar algum treinamento, obter certificações ou até mesmo realizar uma pós-graduação com vistas a estar melhor preparado para as demandas do trabalho que se busca. Cada área profissional tem suas necessidades e formas de se tornar o melhor profissional possível.
O quarto passo é a seleção de vagas de trabalho no país/região em que se deseja trabalhar e a formalização do interesse. Em muitos casos é necessário meses ou até anos para que esse processo resulte na contratação, então é importante iniciar pelo menos com um ano de antecedência da data em que se pretende ingressar profissionalmente no país.
O quinto e último passo desta fase da carreira missionária acontece quando o contrato de trabalho é efetivado. Então vem a preparação para a mudança que envolve desde a documentação necessária, até os detalhes mais básicos que vão envolver a procura de uma moradia no país de destino, preparação das malas e o processo de despedida dos familiares no país de origem.
Deu pra ter uma idéia de que se tornar um tentmaker não é um processo rápido, simples, ou até mesmo fácil. Requer intencionalidade, proatividade, persistência, adaptação e paciência. Agora que você já entendeu como funciona este processo a pergunta é: Está você disposto a seguir estes passos pra se tornar um missionário através da sua profissão?
Quer mais?
Encontre vagas de missão e conecte-se com missionários ao redor do mundo. Você vai aprender mais sobre missão e ter acesso a diversos livros online e dicas sobre livros missionários. Faça parte da Comunidade Missionária e tenha acesso a todo o conteúdo para a vida toda.