Vai viver de quê na missão?

31/10/2021 | Reflexões

Perdi as contas de quantas vezes me fizeram essa pergunta quando eu e meu esposo (na época noivo) decidimos nos tornar missionários de carreira. “Mas vocês vão viver de quê no campo missionário?”

O que a maioria dessas pessoas bem (ou mal) intencionadas não sabem é que existem milhares de missionários em todo o mundo servindo a Deus por muitos e muitos anos na linha de frente da batalha espiritual e não, eles não vivem de ar. Todos estes missionários vão adiante com seu ministério pela providência divina (como todo e qualquer cristão também é mantido por Ele), mas de forma muito clara e cuidadosamente planejada. Alguns são mantidos por uma base de doadores fiéis com os quais podem contar a cada mês para apoiarem a pregação do Evangelho por meio de seus recursos, outros são apoiados por sua igreja local, enquanto outros são missionários por meio de seu trabalho e alargam as fronteiras do Reino nesta terra por meio de sua renda. Em todos os casos os recursos vêm de Deus, mas por canais diferentes.

Um dos equívocos que está na base dessa questão é que muitos cristãos não conseguem perceber que seja em casa ou além-mar, seja por meio de um trabalho fixo ou do empreendedorismo, é Deus quem provê os nosso sustento diário e nos dá forças para trabalhar e gerar renda.

Ideias equivocadas sobre sustento missionário

O que complica ainda mais a situação é que não são apenas essas pessoas bem intencionadas que se questionam sobre como um missionário sobrevive. Muitas pessoas que querem se tornar missionários ou que já estão vivendo uma experiência inicial em missão também não entendem como um missionário se mantém e acabam desistindo de dedicar uma vida inteira ao serviço de Deus, pois acham que ser missionário significa passa necessidade e ter uma vida instável.

A vida missionária, assim como a vida de qualquer pessoa, exige organização e planejamento, e não precisa de forma alguma ser uma vida “sem eira, nem beira”. 

Se você não tem certeza se missão é pra você pois você teme que não vai dar conta de uma “vida tão incerta”, saiba que muita dessa insegurança vem na verdade de uma ideia equivocada de missão que tem se perpetuado por muito tempo, mas que nunca é tarde para corrigirmos.

Quem sabe você vai ser o(a) próximo(a) missionário(a) de carreira que vai dar o exemplo de que é possível servir a Deus de forma integral com sabedoria e organização, que se refletem, sim, na sua forma de sustento também.

Quer planejar seus próximos passos?

Você pode planejar seus próximos passos missionários e tomar decisões mais bem direcionadas. Se quiser saber como, basta clicar aqui para ter acesso ao módulo gratuito de Planejamento de Carreira Missionária da Comunidade Missionária. É só fazer um cadastro gratuito e aproveitar as aulas e materiais disponibilizados na plataforma de aprendizagem.

Mais sobre o tema

Liz Motta Hermann

Missionária de carreira de auto-sustento e mentora de missionários ao redor do mundo. Missionária há 9 anos atuando principalmente nas áreas de negócios, educação e desenvolvimento social.